Relatorio
ESCOLA POLITÉCNICA
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA
Daiane Vanessa Ramos Oliveira
Felipe André Siqueira
Larissa Mariane Langa
Lucas krasnievicz
Tamara Engel dos Santos
Síntese da p nitroacetanilida
CURITIBA
2013
Daiane vanessa ramos oliveira
Felipe andré Siqueira
Larissa Mariane Langa
Lucas krasnievicz
Tamara Engel dos Santos
Síntese da p nitroacetanilida
Relatório técnico apresentado à disciplina Síntese Orgânica I do Curso de Graduação em Engenharia Química da Pontifícia Universidade Católica do Paraná como forma parcial e/ou total de avaliação referente a 2a Parcial.
Orientador: Prof. Sílvio Miro Franchi
cURITIBA
2013SUMÁRIO
a) Introdução
As propriedades físicas são características de cada composto, o que nos permite identificá-los com certa precissão. Em muitos casos, por meio de uma propriedade física podemos identificar as substâncias, fazendo-se comparação com resultados tabelados na literatura.
As propriedades físicas mais comuns são: densidade, ponto de fusão e ebulição, cor, índice de refração, forma cristalina (quando sólido), solubilidade em vários solventes e características da sublimação.
a.1 Processo de Nitração
A nitração é um processo irreversível de um ou mais grupo nitro (-NO2) em uma molécula orgânica. O grupamento nitro pode formar um nitrocomposto (Alifático ou aromático) ao atacar um átomo de carbono; um éster nitrato ou um nitrogênio para obter N-nitro composto ao atacar um átomo de oxigênio. Para a nitração utiliza-se o sistema ácido sulfúrico/ácido nítrico, denominado mistura sulfonítrica para favorecer a ionização do ácido nítrico, que leva à formação do eletrófilo ou agente de nitração, NO2+. (Solomons et al, 2005).
Porém, a reação é favorecida para que o ataque ocorra no átomo de carbono do anel aromático; se no composto aromático houver um substituinte, obtêm-se uma mistura de