Análise do livro didático
Este trabalho tem como objetivo analisar alguns livros didáticos no intuito de verificar se os mesmos trazem abordagens que coadunam com os temas estudados na disciplina Geografias do Brasil.
A princípio fora analisado o livro Geografia, espaço e vivência: a dinâmica dos espaços da globalização, 9º ano/Levon Boligian(et al).3ed. reform. São Paulo: Atual, 2009. Outros autores: Rogério Martinez, Wanessa Pires Garcia Vidal, Andressa Turcalte Alves Boligian.
Nessa primeira análise foi observado que o livro didático acima descrito traz uma abordagem sobre o processo de globalização em seus dois primeiros capítulos. No capitulo I- A revolução tecnológica e os espaço da globalização abordam as características da globalização. Como sendo o desenvolvimento tecnológico, que permite desde a criação de meios de transporte e comunicação mais rápidos e eficazes, interligando lugares muito distantes do planeta. Afirma também que o fato de as sociedades ter maior possibilidade de acesso aos meios tecnologicamente avançados, não impede o aumento das desigualdades entre os países. Analisando as características socioeconômicas que criam a dualidade entre desenvolvimento e subdesenvolvimento.
Estuda algumas características da sociedade atual: a velocidade do desenvolvimento das novas tecnologias, o aumento da produção e ampliação dos níveis de consumo, particularidades da sociedade capitalista industrial. A relação entre a intensificação da circulação de mercadorias, de informações e de pessoas, e a interdependência entre os lugares, e a profunda modificação causada pela forma de produção capitalista no espaço geográfico, muitas vezes trazendo sérias implicações ambientais.
A tecnologia e a transformação do espaço também é assunto abordado no livro em análise. A criação de instrumentos e métodos de trabalho mais aperfeiçoados e eficazes, atendendo assim, as suas mais variadas necessidades. O aprimoramento das técnicas levou a humanidade a ter maior