Folclore
[pic]
“A palavra folclore vem da expressão inglesa folk-lore, que significa "saber do povo". Foi criada no século 19, pelo escritor e colecionador de antiguidades William John Thoms, para identificar os costumes populares.” Ele usou o vocábulo no dia 22 de agosto de 1846, pela primeira vez, em uma carta publicada no jornal The Athenaeum de Londres. Através da referida denominação.
No Brasil, os estudos sobre folclore só atingiram um nível científico em 1913, quando o lingüista e historiador João Ribeiro realizou o Curso de Folclore na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. O folclore passou a representar, inclusive, uma área de suma relevância da antropologia cultural e, o dia 22 de agosto, mediante um decreto de 1965, foi instituído como o Dia do Folclore.
Folclore significa, basicamente, sabedoria popular.
Fatos folclóricos são a maneira de pensar, agir e sentir de um povo.
Quase sempre transmitidos oralmente e pela imitação.
O Folclore, em sua simplicidade, apresenta traços de todas as regiões do país.
Eles povoam a imaginação de todos os brasileiros.
Os fatos folclóricos estão em todas as partes e se manifestam de várias maneiras.
FOLCLORE DO NORDESTE
O folclore nordestino é um dos mais importantes aspectos culturais da região. Foi o local da chegada dos colonizadores portugueses, e foco dos maiores encontros raciais: indígena, afro-descendente e europeu. Nos contos e lendas, são transmitidos valores, crenças, comportamentos e elementos imaginários do povo nordestino.
Jogos, Brincadeiras e Brinquedos do Folclore
- Soltar pipa: as pipas, também conhecidas como papagaios, são feitas de varetas de madeira e papel. Coloridas, são empinadas (soltadas) pelos meninos em dias de vento. - Estilingue: também conhecidos como bodoques, são feitos de galhos de madeira e borracha. Os meninos usam pedras para acertar alvos. - Pega-pega: esta brincadeira envolve muita atividade física. Uma criança deve correr