Análise do Filme “Os deuses devem estar loucos”, de Jamie Uys.
Bosquímanos
Modo de vida: É uma tribo africana que leva uma vida bem sossegada e muito feliz. Organização social: Ela se organiza em grupos pequenos. Habitat: Isolados no deserto, são tribos que se deslocam onde tem alimento e água fresca. No verão, buscam lugares onde encontram água e chuva. Justiça: Eles não têm regras e nem obedecem nenhum tipo de autoridade, pois não tem noções sobre as leis. Política, economia e educação: O líder é o melhor caçador da tribo, Eles vivem apenas da caça e do recolhimento de frutos. Pelo fato de viverem no deserto, existia um longo tempo que eles passavam sem água, assim eles recolhiam água das plantas, ou seja, orvalho. Não existia uma economia ativa de fato, Os mais velhos passam experiência para os mais novos.
Iswanos
Modo de vida: São divididos em duas classes, eles se distinguem pela riqueza de territórios que lhes permite melhores colheitas e melhores pastagens para os gados.
Organização social: Apesar de viverem em dois tipos de classes, o casamento só é possível se for com pessoas de duas classes diferentes. Habitat: Vivem em colônia, desenvolvendo atividades agrícolas para o seu sustento. Justiça: Têm autoridades superiores (polícias e juízes) e leis pelas quais se regem, provenientes da cultura ocidental. Política, economia e educação: Os homens mais velhos comandam sua própria família; vivem da agricultura e da pastorícia, também criam animais para a alimentação, com isso a caça perdeu força, Sabem ler e escrever, no filme mostra também a chegada de uma professora que melhora o ensino.
Sociedade moderna
Modo de vida: Possuímos emprego, meios de transporte, tecnologia e tudo mais que facilita a vida de nossa sociedade. Organização social: Vivemos em família (pai, mãe, filho, etc.) Habitat: Vivemos em casas, em meio a cidade ou campo. Justiça: Possuímos regras e leis, com isso, punições a quem não ás cumpra.