O Imaginário e o Cotidiano das diferentes grupos sociais
Os índios e suas etnias, costumes e culturas vivem da caça, pesca e em suas moradias também fazem brincadeiras, musica, dança e religiosidade.
-> Formas de organização dos grupos:
Os índios tem por toda sua tribo, institucionais e políticos, associações profissionais, esportivas de moradores.
-> As diferentes formas de organização e produção na sociedade brasileira:
A importância da historia da agropecuária e industria no Brasil/Paraná. Diferentes formas de poder e trabalho na sociedade brasileira.
É o poder estabelecido entre as localidade e os demais centros políticos, econômicos e culturais em diferentes tempos.
D- Encaminhamento Metodológico
A função do ensino de historia desejável deve dar conta de superar os desafios de desenvolver o senso critico, com a valorização do saber enciclopédico, socializando a produção da ciência histórica, tenha como ponto de partida a historia do aluno, com isso é possível ele compreender os elementos que compõe a historia: a memória, a pesquisa, investigação, os documentos, a narrativa histórica e a oralidade.
O trabalho com os elementos da historia permitirá o resgate da vivencia do aluno, seus objetivos, seu trabalho, suas atividades individuais e coletivas e os acontecimentos de seu passado e presente.
Na medida em que o aluno der conta que a história se constrói identificando sua historia com a historia de sua família e do grupo escolar, também se contempla o estudo dos grupos sociais formados a partir de atividades determinadas pelo trabalho.
A partir dessa inserção do aluno na sociedade brasileira, ele estará em condições de dialogar historicamente com o passado da sociedade brasileira e também da sociedade ocidental.
E- Avaliação
A avaliação baseia-se no julgamento de valor que conduz a uma tomada de decisão.
Para avaliar os domínios dos alunos destacam-se alguns critérios, avaliar: se o o aluno reconhece algumas relações que a sua