analise do filme os deuses devem estar loucos
No filme “Os deuses devem estar loucos”, de Jamie Uys, conta a história de três tribos, são elas: Bosquímanos, Iswanos e a Sociedade Moderna. Neste filme, fica nítido o quanto as características de modo de vida, organização social, habitat, justiça, política, economia e educação variam de uma tribo para outra, ou seja, o filme expõe a diversidade cultural de nosso mundo.
Bosquímanos
Modo de vida: tribo africana que tem uma vida serena, feliz. Vivem da caça.
Organização social: tribo isolada vivem apenas membros da família, possuem dois líderes, o experiente e o caçador.
Habitat: a tribo fica isolada no deserto do Kalahari, onde por nove meses há seca, os rios secam e a grama fica dourada. Os Bosquímanos deslocam-se para lugares que encontram água e alimento.
Justiça: a tribo não possui leis, nem policiais e não existe crime. Acreditam que os Deuses lhe oferecem sempre o melhor para eles viverem.
Política: Possuem dois líderes, o experiente e o caçador.
Economia: Não existe uma economia capitalista. O que existi é a caça e o recolhimento de frutos e a divisão do alimento entre todos da tribo. Não tinham senso de posse.
Educação: Não castigavam as crianças. O conhecimento era passado do mais experiente para o mais novo. Possuíam jogos inteligentes e inventivos.
Iswanos
Modo de vida: Possuem o sendo de posse. Vivem da colheita e pastagens de gado. São cristãos e civilizados.
Organização social: Dividido em duas classes, eles diferem-se pela riqueza de seu território, o casamento é possível apenas com duas pessoas de classes diferentes.
Habitat: Vivem em um local da África que possui muito verde e água, vivem em colônia.
Justiça: Possuem leis, policiais e existem crimes, onde os acusados são julgados e condenados.
Política: Os homens mais experientes comandam.
Economia: Vivem da colheita e pastagens de gado.
Educação: Na tribo tem escola, onde aprender ler e escrever.
Sociedade Moderna