Análise do filme leões e cordeiros
Ética, Legislação e Responsabilidade Social Professora: Liliane Machado
Alunas: Ariane Novo, Alessandra Aguiar.
Relatório
Análise do Filme “Leões e Cordeiros” de Robert Redford.
Sinopse
Um professor idealista, um senador e uma jornalista de TV envolvidos em diferentes aspectos na guerra no Afeganistão. O professor, Stephen Malley, tenta convencer um de seus alunos mais promissores a assumir uma posição e mudar o curso de sua vida. Um senador, Jasper Irving, que pretende vender sua “mais nova estratégia de guerra” a uma incrédula jornalista de um noticiário de TV. Do outro lado do mundo, dois ex-alunos do professor estão presos atrás das linhas inimigas no Afeganistão. Três histórias interligam-se para enfocar que as nossas decisões determinam o nosso futuro pessoal e dentro da sociedade.
Análise do Filme
Este é um filme sobre fazer as escolhas certas, e também sobre como é mais fácil não fazer nenhuma escolha. É sobre refletir nossa postura diante da sociedade e da responsabilidade social que nos compete. É sobre rever nossas ideias para não estarmos mais entre amigos discutindo nossa posição política, apontando os culpados, e não fazer nada a respeito de nós mesmos. É um filme para gerar inquietação no sentido de percebermos a facilidade na qual nos acomodamos e não sermos mais diretamente atingidos por nada. Robert Redford levanta a bandeira da responsabilidade pessoal com o mundo, analisando o papel da imprensa, da educação, dos jovens, da política, que controla parte das nossas vidas. Enfim, como chegamos até aqui? E quais foram e quais serão as nossas escolhas?
Análise dos personagens
Todd Hayes: Aluno universitário que tenta se afastar de um pensamento que hoje se tornou clichê e sem credibilidade que é: “como tornar o mundo melhor?”. Ele tira de si a responsabilidade que temos com o mundo visando uma vida “fácil”, deixando claro a ideia de como é mais fácil não fazer nenhuma escolha, e se deixar