Fichamento do filme "Leões e Cordeiros"
536 palavras
3 páginas
Universidade Estadual da ParaíbaCurso de Relações Internacionais
Componente Curricular: Teoria Política Moderna
Ano: 2013.2
Aluna: Jéssica Rodrigues de Santana
Sobre uma analise do contexto histórico após a Segunda Guerra Mundial as principais nações europeias que eram potências mundiais na época ficaram destruídas, devido o conflito armado que devastou a Europa por completa. A partir desse fato que os Estados Unidos iniciaram o abastecimento do mercado mundial e financiar a reconstrução da Europa, por consequência, ocasionou uma ascensão industrial e econômica ao USA, e se solidificou como a maior potência mundial, economia e militar. Sobre essas condições de potência em 2001, dar iniciou a guerra do Afeganistão que se originou de uma séria de atentados terroristas ocorridos no 11 de setembro.
O filme “Leões e Cordeiros”, gira em torno da guerra do Afeganistão, narra três “diálogos”, no primeiro mostra uma entrevista cedida por um senador a uma jornalista. No segundo, retrata dois jovens militares americanos quando caem em uma montanha no Afeganistão na linha de tiro dos Talibãs. Na terceira, um professor de ciência política tentando convencer um aluno a continuar cursando as aulas. As histórias são paralelas, porém interligadas.
Na entrevista do senador é possível identificar vários princípios de Maquiavel. O senador justifica a presença das tropas norte-americanas no Afeganistão como forma de conter o terrorismo, ao qual segundo o mesmo só será possível depois de erradicar o inimigo através do uso das forças militares. O Estado é definido como o poder central soberano, apesar de está em um sistema internacional anárquico. Ao Estado é permitido o uso legítimo da força, ou seja, tudo é válido, desde a violação de leis e costumes e tudo mais que for necessário para atingir as consequências visadas: “os fins justificam os meios”.
O senador afirma que os satélites mostram que os afegãos estão bem armados, usando desse argumento para justificar o uso