Análise do filme: invictus
A cena escolhida acontece logo no início do filme quando o presidente recém-eleito, Nelson Mandela, chega pela primeira vez ao seu gabinete e percebe que muitos funcionários que trabalhavam com o presidente anterior estão arrumando suas coisas e esvaziando suas salas por optarem em não mais servir ao governo. Percebendo a movimentação, Mandela pede que sua assistente reúna todos os trabalhadores que ainda estão no local. Na sala de maioria branca, o clima é de tensão e alguns acreditam que Mandela os demitirá. Ele então inicia um discurso emocionante que tem como objetivo motivar e convencer esses funcionários a continuar trabalhando para o governo sul-africano. Mandela, enfaticamente qualifica todos os presentes, independente de cor ou idioma e os encoraja a continuarem ocupando as funções que possuíam no antigo governo. Através de sua eficiente comunicação se compromete a fazer seu trabalho da melhor forma possível e solicita que os demais se comprometam com o mesmo objetivo.
Nessa cena podemos identificar alguns conceitos discutidos em sala. Mandela, por exemplo, concentra algumas das caraterísticas mais importantes em um líder, consegue influenciar seus colegas de governo a se comprometerem com a busca de um objetivo comum e mesmo convence-los a aceitar ideias diferentes e a se comportar de forma diversa a usual. Ele possui excelente comunicação, interação, sociabilidade e integridade. Além disso, através da sua “visão”, faz sua equipe acreditar em um futuro alternativo.
Outro conceito apresentado nessa cena é o de equipe. Podemos perceber que Mandela se esforça em mobilizar esses indivíduos a constituir uma equipe