Analise filosofica do filme invictus
532 palavras
3 páginas
O filme retrata o momento pós-Apartheid na África do Sul. Nelson Mandela após ser libertado da prisão é eleito Presidente da República. Mandela foi, principalmente, um humanista, sempre otimista e acima de tudo, colocando o homem no centro de suas preocupações. Tratava as pessoas com respeito e fazia questão de chamar cada um pelo nome, tornando único cada funcionário e não tratando como um todo, fazendo com que as pessoas se sentissem importantes, valorizando as diferenças que existem entre as pessoas. Houve uma cena no filme em que Mandela a caminho do treino de Rúgbi decorava o nome dos jogadores para que ao cumprimentá-los os chamassem pelo nome. Outra característica muito influente de Mandela é o amor demonstrado por ele ao tentar gerar perdão entre duas populações extremamente ofendidas, os brancos e negros na África do Sul pós-apartheid. Tenta construir uma grande nação das cinzas do separatismo. Um exemplo disso é quando pede a um de seus guardas (Jason) a reconciliação e diz que o perdão liberta a alma. Outro exemplo foi dado quando Mandela acha que seu salário é injusto e doa 1/3 para caridade.
Mandela, que em prol do bem comum tanto dos americanos como dos africanos trabalha incansavelmente e amorosamente em vista igualmente de uma aceitação e respeito mútuo entre africanos e americanos.
Lembrando o existencialismo Mandela diz: sou mestre do meu destino, capitão da minha alma. Que mostra a responsabilidade por suas próprias decisões e a consideração pelo ser humano como agente livre. (Redução fenomenológica) quando a filha de Mandela diz que não gosta de vê-lo apertando a mão de François. Mandela pede a sua filha que não critique sem conhecimento, que deixe de lado seus sentimentos pessoais, pois é um pensamento egoísta.
Com o fim da Apartheid, ainda restavam muitas marcas da segregação no país. Muitos brancos estavam revoltados com o fim da separação, e não aceitavam conviver de forma pacífica com os negros. Mandela procura formas de unificar a