Ralações étnicas raciais
Sejas bem vindo(a) ao Curso de Extensão Universitária em nível de Capacitação
“Formação para a Educação das Relações Étnico Raciais”, desenvolvido através do
Projeto de Extensão em interface com a Pesquisa “EAD: Tecnologia Pedagógica e
Formação Continuada” , vinculado ao Centro de Educação Aberta e Continuada a
Distância (CEACD) da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).
Estamos sempre buscando saber as novidades, ampliar nossos conhecimentos, este curso com certeza lhe proporcionará novos saberes.
Aprendemos a ver o mundo pela ótica do racismo, agora espero que desmistifiquemos esse racismo, buscando e trabalhando para uma educação realmente democrática e que seja de fato igual para todos.
Este curso foi planejado para dar algumas noções sobre as relações raciais no Brasil.
Sabemos que a lei 10.636, agora 11.645, alterou a LDB e a partir dai se tornou obrigatório trabalhar nas escolas a História e cultura africana e afro brasileira. A partir dessa lei surgiu também as diretrizes curriculares para a Educação das Relações Étnico
Raciais, que orienta sobre como deve ser o trabalho do professor em relação a este conteúdo em sala de aula.
Esperamos que ao final do curso você possa ter compreendido como se articula as relações raciais em nosso país e qual a consequência do preconceito, discriminação e racismo na vida das pessoas que sofrem desses males. Para tanto iremos recuperar alguns indicadores sociais que delinea o quadro das relações raciais no Brasil, compreendermos como se consolida as desigualdades raciais e sua influência na vida da população negra.
Neste trabalho quando falamos de cor utilizamos o termo preta, categoria utilizada pelo IBGE, quando nos referimos ao grupo, a população negra nos reportamos ao termo negro, pois é um conceito reivindicado pelo movimento negro. Quando usamos o conceito raça sabemos que biologicamente raça não existe, somos todos da raça humana, no entanto, utilizamos esse