Análise do filme "Desafiando os limites"
Quando aparecem os indicadores?
No filme o menino Thomas demonstra interesse, curiosidade e tem uma afinidade muito grande com o personagem principal Burt, uma pessoa bem mais velha do que ele. Thomas, apresenta sinais de que é um acadêmico, pois quer sempre saber a explicação científica das coisas.
O personagem Burt é uma figura especial. Apresenta vários dos sinais de PHA/SD, estudados por nós, nessa e nas disciplinas anteriores. Demonstra ser um produtivo- criativo.
Verifiquei os seguintes indicadores em Burt:
1 Concentração prolongada: numa atividade de interesse, ficava até de madrugada passando noites em claro, testando peças e invenções para sua moto Indian Scout... Uma vez questionado, sobre isso respondeu “...o tempo voa quando estamos nos divertindo”.
2 Persistência: Não desistia enquanto não conseguia seu objetivo. Mesmo diante do entrave provocado pelo problema de coração e com a fala de sua médica de que talvez seus dias com a moto tivessem acabado, ele não desistia. Sofre também de problema na próstata, mas supera as crises e persiste enfrentando tanto os obstáculos da falta de saúde, quanto aqueles impostos pelas normas, pelas leis, pelas necessidades de sobrevivência em um lugar desconhecido e pelos imprevistos do dia a dia. Após vencer sua primeira corrida, não para, não se dá por satisfeito, mas persiste em sua busca por aperfeiçoamento, voltando aos EUA mais nove vezes. Dizia ao menino Thomas: “...o perigo é o tempero da vida. É preciso se arriscar, é o que faz a vida valer a pena”.
3 Pensamento divergente: lixa a unha com equipamento de lixar ferro; coloca fogo para eliminar o mato; urina no limoeiro para adubá-lo; apresenta sua moto toda equipada com materiais reciclados, não originais e fora dos padrões exigidos pela comissão organizadora da corrida. Garante que ela está apta, pois é uma bela moto, artigo original, segura, pois já corre com ela há 42 anos... Aqui pude verificar o indicador