psicologia tabela
TEORIA
PRINCIPAIS CONCEITOS
VISÃO PEDAGÓGICA
CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO
FREUD
TEORIA DA PSICANALIZE FREUDIANA
São dois os fundamentos da teoria:
Os processos psíquicos são em sua imensa maioria inconsciente, e consciente.
Os processos psíquicos inconscientes são dominados por nossas tendências sexuais.
Freud afirma que a educação tem um papel fundamental na inibição do pensamento, pois a repressão da sexualidade traz como resultado a debilidade do pensamento.
Observa-se que uma das contribuições da psicanálise para o campo educacional é um novo olhar sobre o problema da debilidade do pensamento e a relação desta com o desenvolvimento da criança e a sexualidade, oque tira a problemática do campo orgânico e o lança no campo do psiquismo.
VYGOTSKY
TEORIA DE APRENDIZAGEM O desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação social, ou seja, de sua interação com outros indivíduos e com o meio.
Para substancialidade, no mínimo duas pessoas devem estar envolvidas ativamente trocando experiência e ideias.
A interação entre os indivíduos possibilita a geração de novas experiências e conhecimento. Dessa forma, a aprendizagem ocorre no intervalo, onde o conhecimento real é aquele que o sujeito é capaz de aplicar sozinho, e o potencial é aquele que ele necessita do auxílio de outros para aplicar.
O professor deve mediar a aprendizagem utilizando estratégias que levem o aluno a tornar-se independente e estimule o conhecimento potencial.
Vigotsky defende a educação inclusiva e acessibilidade para todos.
LACAN
Teria do sujeito.
(Teoria Lacaniana)
Teoria de Lacan compreende que o inconsciente é estruturado como a linguagem, percebendo assim o ser humano e as psicopatologias como estruturais e não como desordem biológica apenas, mas antes, como uma estrutura mal acabada ou inexistente.
Impossibilidade de educar o desejo, o que traz consequências à educação, seja em seu aspecto formal ou informal. Lacan nos revela que tendemos a