Análise do estresse em competição e situações de jogo no Basquetebol
João Pedro Lopes
Paulo Henrique Xavier de Souza
Fatores e situações estressantes
Jones e Hardy (1990) afirmam que existem três fatores importantes que resultam no desempenho esportivo do atleta. Os fatores Fisiológicos apontam para a preparação Física. Os fatores biomecânicos estão ligados a movimentos específicos de cada esporte. Os fatores psicológicos são capazes de interferir no desempenho do atleta.
Entre os fatores psicológicos estão: ansiedade, motivação, atenção, concentração, agressividade. É natural que o individuo se adapte ao longo dos anos diante de alguma dessas situações.
Fatores estressantes no Basquetebol em atletas infanto-juvenis
É onde começa o processo de formação de equipes e participações em campeonatos.
Pesquisa feita por Weis, Romanzini e Carvalho com 37 crianças e adolescentes do sexo masculino com idade entre 11 e 14 anos. A inclusão da amostra se dava com a presença do atleta 24 horas antes da competição em foco, e no dia da competição. O tempo de prática era de 3,8 anos, atletas com certa experiência na modalidade.
Fatores estressantes no basquetebol em atletas adultos
Miguel (2008), envolveu 18 atletas da seleção brasileira adulta em seu estudo. 61% valorizam mais emoções ligadas a posição de destaque
39% situações que refletem ansiedade, nervosismo e preocupação.
Metodologia
Trata-se de um estudo sobre estresse nas competições de basquetebol a partir da análise de artigos e livros científicos nacionais e internacionais.
Conclusão
Os problemas psicológicos poderão afetar o desempenho do atleta ou time, independente de idade ou categoria. É de extrema importância a preocupação com o técnico da equipe, já que um dos fatores do estresse é a relação dos atletas com o técnicos.
A psicologia e o Esporte devem andar juntos, a fim de amenizar as causas de estresses que influenciam no desempenho do