Análise do episódio Fonte de Dinheiro
Para tentarmos associar a teoria de Émile Durkheim com o primeiro episódio – “Fonte de Renda” do filme 5x favela, precisamos pensar em fatos sociais como acontecimentos decorrentes de uma sociedade, entretanto com sua existência própria e independente dos pensamentos e atitudes dos indivíduos em particular.
Na teoria de Durkheim, todo acontecimento de uma sociedade pode ser considerado um fato social, desde que apresente três características em suas evidencias. A primeira é a exterioridade, na qual seu fundamento é de que o acontecimento não poderá ser produto do indivíduo, e terá como assimilação a educação em seu modo de pensar e agir. A segunda trata-se da coercitividade, que é o poder de impor o indivíduo que não depende de sua vontade, ocorre mesmo sem ele querer. A terceira é a generalidade, na qual seu próprio nome diz, referem-se às crenças e gestos passados pelas gerações e tem como objetivo generalizar um acontecimento.
No primeiro episódio do filme brasileiro 5x favela, dirigido por um grupo de jovens moradores das favelas do Rio de Janeiro, temos o tema extremamente discutível no nosso país que é as fontes de renda. Nele retrata uma realidade bastante cruel, das periferias brasileiras relacionadas às oportunidades de estudos em universidades. Um filme que retrata o preconceito que existe entre uma classe com superioridade de poder aquisitivo, e o quão a dificuldade financeira pode ser relevante na vida de um cidadão, e é claro não esquecendo ao fato do meio em que se vive. Onde nos encaixamos dentro de um grupo, e quais opções que a vida nos oferece.
“Maicon é um jovem que consegue passar no vestibular, porem logo se encontra apreensivo devido à sua incapacidade de arcar com os gastos de livros, alimentação e transporte. Ele fica então tentado a vender drogas para os colegas de faculdade, como forma de obter o sustento necessário para os estudos.”
Conseguimos associar os fatos sociais estudados por Durkheim