Análise do Edifício Casa França Brasil
Fundação Casa França Brasil.
2. Localização:
Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Bairro: Centro, Cidade: Rio de Janeiro/RJ
3.1 Uso original:
O edifício foi inaugurado no dia 13 de maio de 1820, como a primeira Praça do Comércio do Rio de Janeiro, e logo se transformou em um importante centro onde circulavam comerciantes em ascensão.
Uso atual: Constitui um Centro Cultural, que possui também uma Sala de Leitura e Bistrô. Um espaço para múltiplas atividades culturais:
A Casa conta com um salão de 700m² e duas salas refrigeradas facilmente adaptáveis a qualquer atividade. A lateral externa foi nivelada, dando lugar a um pátio amplo e aconchegante com plantas, bancos de pedra, mesas cobertas e iluminação. Com vista para a tradicional Igreja de Nossa Senhora da Candelária, sua construção representou um aumento significativo na área útil do centro cultural.
A Sala de Leitura:
Localizada em uma das salas laterais do prédio, ela oferece ao público a oportunidade de conhecer o que há de mais representativo em arte contemporânea por meio da consulta a catálogos, livros de arte e outras publicações cedidos à Casa por artistas, centros culturais, museus, galerias e críticos de arte, entre outros.
Na programação da Sala de Leitura também estão previstos encontros de poesia, leituras, performances, oficinas e outros eventos.
Bistrô The Line:
Inaugurado em novembro de 2009, todo o restaurante foi pensado no sentido de fornecer conforto e qualidade ao público em meio à correria do centro da cidade, da decoração ao cardápio. Uma grande atração é o pátio externo do prédio, onde é possível passar momentos agradáveis tendo como paisagem a igreja de Nossa Senhora da Candelária.
3
3.1 Autor do projeto original:
Grandjean de Montigny, arquiteto oficial da Missão Artística Francesa.
3.2 Autor do projeto atual:
O conceito da Sala de Leitura foi desenvolvido pelo cenógrafo Gringo Cardia e executado pela