ARQUITETURA DO FERRO
ARQUITETURA DO FERRO
Salvador - BA
Maio/2015
FACULDADE RUY BARBOSA
ARQUITETURA E URBANISMO
ABMAEL RODRIGUES / EDUARDO RODRIGUES
ARQUITETURA DO FERRO
Estudo Independente apresentado como parte das exigências da Professora Silvia Pimenta Daffonseca para aprovação na Disciplina Materiais de Construção, no 9º Semestre do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Ruy Barbosa.
Salvador - BA
Maio/2015
SUMÁRIO
2. INTRODUÇÃO 3
3. DESENVOLVIMENTO 4
3.1 ARQUITETURA DOS FERROS 6
3.2 MERCADO, PAVILHOES E IGREJAS 9
4. REFERÊNCIAS 11
1. INTRODUÇÃO O uso da estrutura de aço como tecnologia construtiva surgiu em meados do século XVIII e, a partir dessa época, transformou as criações arquitetônicas e as continua influenciando até os dias atuais. A construção da ponte de Coalbrookdale sobre o Rio Severn na Inglaterra em 1779 foi um importante marco na construção civil, pois permitiu que um material mais resistente, porém caro, fosse utilizado para criar estruturas maiores.
Figura 1 - Ponte de Coalbrookdale sobre o Rio Severn na Inglaterra. Fonte site Structurae
No Brasil, a utilização de estruturas metálicas em edificações iniciou-se na segunda metade do século XIX com o uso do ferro fundido, e expandiu-se até os dias de hoje, com o uso do aço, principalmente em edificações de usos comerciais e de serviços.
2. DESENVOLVIMENTO
Entre os anos de 1880 e 1910, em quase toda a América Latina e América Central importaram edifícios pré-fabricados em ferro na Europa. Grande parte desses exemplares foi conservada, embora atualmente com outros usos.
A grande maioria do acervo da arquitetura do ferro na Europa desapareceu na Segunda Guerra Mundial e como consequência da reconstrução e modernização das cidades. Isso não ocorreu na mesma escala na América Latina, onde, apesar da voracidade da especulação imobiliária, sobrevivem, às vezes com outras funções, exemplares de