Análise do documentário ilha das flores
Pessoal é o seguinte:
O Ilha das flores é um vídeo de linguagem muito rápida e de entrelinhas, por isso, é necessário muita atenção ao assisti-lo para poder compreender o que realmente ele quer passar. São muitos os assuntos que podem ser trabalhados com este vídeo.
Costumo a medida que vou explorando as ideias e personagens que o vídeo propõe, dispor cada um no quadro em forma de cadeia.Ex:
Tudo começa com o Sr. Suzuki, que é um plantador de tomates, japonês, que se distingue pelo formato dos olhos, pelos cabelos pretos e pelo nome característico, e que como todo ser humano é um mamífero, bípede possuidorde um tele encéfalo altamente desenvolvido e um polegar opositor. O narrador dá ênfase aos detalhes para que possamos fazer as devidas comparações e retirar as ideias principais do vídeo,
No vídeo ouvimos várias vezes o narrador falar sobre o ser humano que possui o tele encéfalo altamente desenvolvido e o polegar opositor.
O tele encéfalo altamente desenvolvido dá ao ser humano a capacidade de armazenar informações relacioná-las, processá-las e entendê-las.Já o polegar opositor permite o movimento de pinça com os dedos o qual é altamente preciso. Se observarmos a primeira vez em que ele menciona o tele encéfalo veremos a imagem de um cérebro, símbolo da INTELIGÊNCIA dito pela CIÊNCIA e uma bandeira com uma boca mordendo uma maça símbolo da INTELIGÊNCIA dita pela RELIGIÃO.
Quando o narrador faz referência a combinação dos dois, aparecem Adão e Eva mordendo a maça, assegurando novamente a ideia de que na religião, Eva ao morder a maçã o humano estaria ganhando “inteligência”.
Muitas vezes as mensagens desse curta estão tão implícitas, que passam despercebidas, por exemplo, na imagem a seguir mostra-se o cérebro e várias bandeirinhas com os sentidos que possuímos. Observando direitinho, vi que o sentido tato, é representado pela imagem de uma mão acariciando um tigre. Porque será que escolheram justamente um tigre, um