Análise do atendimento em saúde mental
Gentil Araújo de Almeida Neto1
Hudson Oliveira Freitas1
Nestor Nurdan2
RESUMO
O tema saúde mental vem sendo muito abordado atualmente. O trabalho é uma revisão bibliográfica que busca esclarecer as ações que o país vem adotando para a promoção da saúde do indivíduo. O modelo de internação nos manicômios está em desuso, estudos mostram que pacientes tratados em ambiente familiar apresentam melhoras significativas. O atendimento da saúde mental na atenção primária é de grande relevância, a depressão é a causa de grandes comorbidades a saúde da população nos dias atuais.
Palavras chaves: Saúde Mental, depressão, Atenção Primária.
ABSTRACT
The mental health issue has been much discussed today. The study is a literature review that seeks to clarify the actions that the country has adopted to promote the health of the individual. The model is in detention in asylums desusso, studies show that patients treated in familiar surroundings feature significant improvements. The service of mental health in primary care is of great importance, depression is the cause of major comorbidities population health today
Key-Words: Mental Helth, depression, Primary Care.
Caratinga-MG
Maio/2014
1 INTRODUÇÃO
As práticas e modo de atendimento aos pacientes não comportam mais um olhar fragmentado que visa somente à doença. Busca-se uma prática assistencial, de acolhimento e respeito, para um ser com sentimentos e valores embasados na dignidade humana. Através dessa maneira holística os profissionais de saúde são capazes de perceber que as pessoas sofrem tanto psiquicamente como por uma ferida (WAIDMAN et. al., 2011). O cuidado com a saúde mental hoje é tão importante quanto o de uma ferida, cada vez mais as pessoas sofrem por algum transtorno psíquico, como depressão, ansiedade, estresse. Daí o cuidado como indivíduo é estar atento a toda sua dimensão como ser humano.