Deep Web
A Deep Web é a parte invisível da internet, comumente comparada-se a um iceberg onde existe a pequena parte que é a superfície, ou seja a Surface Web, e o seu interior consideravelmente maior, e oculto ao navegante. A Surface é onde todos os usuários comuns podem “navegar” tranquilamente, e “pescar” ou ter acesso a todos os sites que lhe estão ali disponíveis, esses sites geralmente apresentam o protocolo http://, ou https://, e o modelo www...com, ou www...zip.net, www...org, www...net, entre outros; sendo que o seu endereço normalmente apresenta o titulo do seu conteúdo. Na Surface todos os sites são indexados por motores de busca largamente utilizados por seus “navegantes”, sendo eles Google (o mais famoso dentre eles, há inclusive aquele equivocado ditado moderno que diz “Se o Google não encontra, não existe”), Bing, Yahoo, entre outros.
Já a Deep Web, assim como no fundo do oceano não se pode “navegar” tranquilamente, é necessário mergulhar com mecanismos diferenciados, e da mesma forma como nos oceanos não se sabe ao certo o que se pode encontrar, ou quão perigoso pode ser seu fundo. Os sites na Deep Web apresentam um modelo diferenciado, podendo utilizar outro tipo de protocolo, os endereços podem ser bem bizarros como uma sucessão de letras e números seguidos do sufixo .onion, formatos de arquivos não html/texto, conteúdo de script, sites criptografados, entre outros, esses sites não são indexados por nenhum mecanismo de busca, por isso são invisíveis a Surface e só podem ser acessados por um link direto.
Como funciona
A Deep Web é desindexada pelos motores de busca, pois seus sites são desenvolvidos propriamente neste sentido, de serem ocultos. São sites que utilizam metatags específicas que podem ocultar-se totalmente dos crawlers dos mecanismos de buscas, estão escondidos atrás de sistemas de encriptação avançados, em sua maioria não são feitos em html, o que dificulta a busca dos