Análise Dimensional
01. O quociente da unidade de força dividida pela unidade de velocidade pode ser utilizado para medir: a) potência b) trabalho c) vazão volumétrica de gás d) vazão volumétrica de líquidos e) vazão de massas 02. A intensidade (F) da força que age em uma partícula é dada em função do tempo (t) conforme a expressão F = A + Bt, onde: A e B são parâmetros constantes e nulos. Adotando como fundamentais as grandezas massa (M), comprimento (L) e tempo (T), obtenha as equações dimensionais dos parâmetros A e B. 03. Na expressão F = Ax2, F representa força e x um comprimento. Se MLT-2 é a fórmula dimensional da força onde M é o símbolo da dimensão massa, L da dimensão comprimento e T da dimensão tempo, determine a fórmula dimensional de A. 04. Um estudante de física resolvendo certo problema chegou à expressão final: F = 2(m1 + m2) vt2, onde F representa uma força, m1 e m2 representam massas, v é uma velocidade linear, t é tempo. Outro estudante resolvendo o mesmo problema chegou à expressão: F = 2(m1 + m2) vt-1. Mesmo sem conhecer os detalhes do problema você deve ser capaz de verificar qual das respostas acima obviamente deve estar errada. Explique qual delas é certamente errada.
05. A variação da massa M com o tempo t, de uma esfera de naftalina que sublima, é dada por M = M0e-Kt, v é lida no Sistema Internacional de Unidades. Quais as unidades de M0 e K? Sabe-se que e é a base dos logaritmos neperianos.
06. Se na equação P = V2K, V é velocidade, então para que P seja pressão qual a unidade da constante de proporcionalidade K no S. I?
07. Na expressão seguinte, x representa uma distância, v uma velocidade, a uma aceleração, e k representa uma constante adimensional. Qual deve ser o valor do expoente n para que a expressão seja fisicamente correta? 08. Na análise de determinados movimentos, é