Análise de uma peça publicitária
Leidiane Nogueira Pires RA: 1406843
Uruaçu
2014
Introdução
Não é incomum andarmos pelas ruas, folhear revistas, acessar internet e nos deparamos com propagandas, podendo ser de vários tipos, umas mais apelativas outras nem tanto. O que não pode ser deixado de analisar é o que elas querem transmitir, muito além da mensagem já explicita. Há algumas, que nem textos possuem, trazendo apenas imagens, ficando a cargo de nós mesmo interpretá-las.
A sustentabilidade é um termo que além de necessário, virou moda. Muitas empresas têm feito questão de dizer que sustentáveis e apoiam a sustentabilidade. O mesmo foi feito nessa propaganda acima. Não é preciso muitas palavras para dizer que o banco apoia a causa, com o logo, trabalhado, do banco e um slogan, simples e direto a propaganda é capaz de transmitir a ideia e também, isso acaba por se tornar apelativo, muitas pessoas ao ver e conhecer um pouco sobre o tema, ficam interessadas e podem se tornar clientes efetivos do banco, mesmo não sabendo quais são as políticas adotadas e praticadas pelo banco a cerca do tema. Então, no final das contas, não é um mau negócio trabalhar a favor da sustentabilidade, a julgar que essa propaganda será exibida em outdoors em várias cidades, TV, revistas e nas próprias agências.
Ao analisar a imagem, tem-se uma impressão de que banco “abraça” realmente a causa, que deseja cuidar do mundo. Juntamente, com o sentimento de que quer mudar, cuidar, acolher o mundo, diz que é capaz de oferecer todos os serviços, dos mais simples, mais comuns aos mais sofisticado, seja qual for a classe dos clientes.
O gênero trabalhado na imagem acima, é o gênero anuncio, e em um discurso publicitário e tipo expositivo.