Análise de uma mistura de carbonato e bicarbonato
UFSJ
Determinação do teor de ácido acético em vinagre
Janeiro – 2013
Ouro Branco - MG
1-RESUMO
Devido ao fato do ponto de equivalência ser uma aproximação do ponto final, é necessário fazer a padronização do titulante para obter uma concentração com menor incerteza. Foram feitas seis replicas para calcular a concentração do NaOH e assim foi calculado a concentração média e a incerteza do titulante NaOH (0,7811+/- 0,2032) mol/L. A partir da concentração padronizada foram feitas três réplicas da titulação de uma solução diluída de vinagre, para descobrir o teor de ácido acético a partir do volume adicionado de uma solução de NaOH 0,7811mol/L. O teor médio encontrado foi de 0,230%(m/v). Os valores encontrados foram dentro do esperado, pois a solução de NaOH tinha concentração aproximada 0,1mol/L e a solução de vinagre estava diluída.
2-INTRODUÇÃO
Titulação ácido-base é um método analítico para descobrir a concentração do analito desejado. Através de uma solução padrão, que é um ácido/base forte de concentração conhecida, temos um ponto final mais nítido devido sua rápida e quase completa dissociação.
O ácido acético, também conhecido como ácido etanoico, é um acido carboxílico, de cadeia saturada, conhecido popularmente como vinagre. É um ácido fraco que apresenta a constante de dissociação baixa, ou seja, doa pouco H+. Sua concentração pode ser determinada através de uma titulação ácido-base utilizando uma base forte como titulante.
Para visualização do ponto de equivalência, que ocorre quando o número de mols do titulante se equivale com o do analito, utilizamos um indicador que não interage com a reação. O indicador é uma molécula orgânica que muda sua coloração com a mudança do pH do meio. O pH do ponto de equivalência deverá estar contido dentro da faixa de viragem. De acordo com o volume adicionado da solução padrão, pode-se calcular a concentração do analito(SKOOG et al.,