Análise de água
[pic]
Campus Poços de Caldas
Relatório de Química
Análise de Água
Objetivo
Verificar a qualidade da água analisando os principais parâmetros indicados pela legislação ambiental. Determinar a acidez, alcalinidade, dureza e a quantidade de cloretos na amostra de água.
Introdução
Tratamento de Água é um conjunto de procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água para que esta fique em condições adequadas para o consumo, ou seja, para que a água se torne potável. O processo de tratamento de água a livra de qualquer tipo de contaminação, evitando a transmissão de doenças.
Com base nessa definição, foram realizados experimentos, pelos alunos do segundo período de Engenharia Civil da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerias , em que baseado em teorias puderam analisar a qualidade da água, aprendendo a tratá-la e analisá-la para obter resultados esperados. O tratamento de água por empresas de distribuição são baseados nos seguintes processos:
Coagulação: quando a água na sua forma natural (bruta) entra na ETA, ela recebe, nos tanques, uma determinada quantidade de sulfato de alumínio. Esta substância serve para aglomerar (juntar) partículas sólidas que se encontram na água como, por exemplo, a argila.
Floculação - em tanques de concreto com a água em movimento, as partículas sólidas se aglutinam em flocos maiores.
Decantação - em outros tanques, por ação da gravidade, os flocos com as impurezas e partículas ficam depositadas no fundo dos tanques, separando-se da água.
Filtração - a água passa por filtros formados por carvão, areia e pedras de diversos tamanhos. Nesta etapa, as impurezas de tamanho pequeno ficam retidas no filtro.
Desinfecção - é aplicado na água cloro ou ozônio para eliminar microorganismos causadores de doenças.
Fluoretação - é aplicado flúor na água