Análise de um Terrario
1.1 Conceito de Ecologia
Ecologia é a ciência que estuda a dinâmica dos ecossistemas, ou seja, é a disciplina que estuda os processos, interações e a dinâmica de todos os seres vivos com os aspectos químicos e físicos do meio ambiente. Além disso, inclui os aspectos econômicos, sociais, culturais e psicológicos peculiares ao homem. Por isso, é considerado um estudo interdisciplinar e interativo.
A Ecologia pode referir-se a organismos individuais (exemplo, estratégias de alimentação de um determinado animal), populações (exemplo, crescimento de uma população animal num determinado território), ou comunidades inteiras (exemplo, a competição entre espécies pelo controle dos recursos alimentares).
Os resultados dos estudos desta ciência fornecem dados que revelam se os animais e os ecossistemas estão em perfeita harmonia. Numa época em que o desmatamento e a extinção de várias espécies estão em andamento, o trabalho dos ecologistas é de extrema importância.
Através das informações geradas pelos estudos da Ecologia, o homem pode planejar ações que evitem a destruição da natureza, possibilitando um futuro melhor para a humanidade.
1.2 Ecossistema
Ecossistemas são conjuntos de comunidades interagindo entre si e sofrendo a ação dos fatores abióticos. Podem ser classificados em ecossistemas terrestres e ecossistemas aquáticos e o conjunto de todos os ecossistemas do mundo formam a Biosfera.
Para que se possa delimitar um ecossistema é necessário que haja quatro componentes principais: fatores abióticos, como a água, o sol, o solo, o gelo e o vento, que são os componentes básicos do ecossistema; os seres autótrofos, geralmente as plantas verdes, capazes de produzir seu próprio alimento através da síntese de substâncias inorgânicas simples; os consumidores, ou seja, os animais que se alimentam das plantas ou de outros animais; e os decompositores, também heterotróficos, mas que se alimentam de matéria morta.
Figura 1: Ecossistema
Fonte: