Proposta de traba; ho
O professor pode propor que os alunos se organizem em grupos e elaborem um Projeto comparativo de terrário, ou seja, planejem etapa por etapa a criação, implantação e acompanhamento de um conjunto de dois, três ou até quatro terrários, com variações nas espécies plantadas e comparem os resultados. A seguir, damos um modelo de projeto e exemplos práticos.
Etapas do projeto
1. Escolha das espécies a serem cultivadas
Com base na flora local, os alunos se dividem em grupos e cada grupo organiza o acervo do seu terrário. É importante que pelo menos um dos grupos opte por cultivar apenas uma espécie.
2. Pesquisa de apoio
A partir das escolhas, os grupos pesquisam na biblioteca e entidades ambientais dados sobre as espécies.
3. Divisão de tarefas
Com os dados em mãos, os grupos se organizam internamente, distribuindo as tarefas: * descobrir como se faz um terrário * obter o material necessário * obter as sementes e as mudas * fazer o plantio * rodízio das observações * redação do relatório final.
Exemplo
Numa turma podemos organizar 4 grupos. Um deles trabalhará com um terrário eclético, em que foram colocadas sementes ou mudas de vários tipos de plantas: rasteiras, trepadeiras, arbustivas e de plantas que dêem flores. Em outro, predominam as flores. No terceiro, os arbustos e, por fim, um só com gramíneas.
Em fichas de cartolina, os alunos registram o número do terrário e o nome de cada espécie. Cada semente ou muda deve ser identificada com uma estaca e uma etiqueta com o número correspondendo ao nome que está na ficha. Ou com etiquetas do lado de fora do garrafão. Todos os dias, no mesmo horário, os alunos observam o que aconteceu com cada espécie e anotam nas fichas. A experiência com o terrário pode crescer para um projeto mais amplo, com a produção de vários experimentos desse tipo e utilizando também plantas ornamentais.
Os terrários ornamentais fazem muito sucesso nas exposições da escola, nas