Análise de texto falado e texto escrito
Texto 5: Texto Falado (Transcrição)
O Texto 5 é um texto falado pois apresenta marcas de oralidade, vícios linguísticos e pausas.
A grande diferença do texto falado para o escrito é, normalmente, o planejamento. O texto falado é algo sem pensar, é instantâneo, não tem rascunho. No texto 4 é utilizada repetitivamente expressões que servem para dar uma pausa, enquanto ainda está pensando no que irá dizer.(Né, então, assim, entende, etc).
O texto falado também é passível de mudanças rápidas, a fala vai se construindo a partir do pensamento e da intervenção do interlocutor.
No texto 5, também notamos outra característica do texto escrito: Não terminar a frase.
Fica claro as marcas da fala, com desvios da norma-padrão, em linguagem coloquial. E também encontramos quebra de frases, o “informante” não termina o período, se corrige ao meio das palavras, ou muda o sentido da frase, por exemplo: “Não sou a pessoa mais informada assim nem me/ procuro... sabe? Muito... eu acho ate que eu deveria me informar mais...”
O não uso de linguagem formal, da norma culta, o planejamento, vícios linguísticos, e até gírias, são o que diferem o texto falado do texto escrito.
Texto 4: Discurso de posse da presidente Dilma Rousseff
O texto 4 é um texto escrito pois utiliza a forma culta da língua portuguesa.
Na escrita, se exige reflexão, é mais ponderada, é feito com mais cuidado do que na fala, possui certo esforço para a elaboração. No texto escrito se utiliza palavras rebuscadas, que normalmente, não são utilizadas no nosso dia- dia. Outra característica do texto escrito que está presente no discurso da Presidente é o planejamento. Certamente, o discurso foi planejado anteriormente, para que expressasse da melhor forma o que a Excelentíssima Presidente queria passar aos eleitores.
No texto 4 podemos notar as principais características de um bom texto escrito.
A clareza, o texto é bastante objetivo. Mesmo utilizando uma linguagem formal,