Análise de Sistemas
A modelagem de dados é um conjunto de técnicas com o objetivo de identificar, conceituar e estruturar os dados de uma empresa, de uma parte da empresa ou de um sistema.
Banco de Dados
Conjunto de dados integrados que tem por objetivo atender a uma comunidade de usuários.
Sistema de Gerência de Banco de Dados
Software que incorpora as funções de definição, recuperação e alteração de dados de um banco de dados.
Modelo Conceitual
A modelagem conceitual basea-se no mais alto nível e deve ser usada para envolver o cliente, pois o foco aqui é discutir os aspectos do negócio do cliente e não da tecnologia.
Modelo Lógico
O modelo lógico já leva em conta algumas limitações e implementa recursos como adequação de padrão e nomenclatura, define as chaves primárias e estrangeiras, normalização, integridade referencial, entre outras.
Modelo Físico
No modelo físico fazemos a modelagem física do modelo de banco de dados. Neste caso leva-se em conta as limitações impostas pelo SGBD escolhido e deve ser criado sempre com base nos exemplos de modelagem de dados produzidos no item anterior, modelo lógico.
A análise de dados utiliza duas técnicas:
1ª. Normalização dos dados - uma técnica formal, rigorosa e simples, de fácil aplicação, que visa a simplificação dos arquivos, mas não ajuda muito na investigação do problema.
2ª. Modelagem entidade-relacionamento - uma técnica menos formal, mas extremamente útil para investigar as necessidades dos usuários em relação aos dados.
Modelagem Entidade-Relacionamento
A modelagem entidade-relacionamento é uma técnica de análise de dados que estabelece a estrutura dos dados a partir da identificação dos objetos a respeito dos quais é necessário guardar informações.
Os principais componentes utilizados por esta técnica são:
As entidades
Os relacionamentos entre as entidades
Os atributos das entidades e dos relacionamentos
O produto final desta técnica é o modelo