Análise de Risco
“AVALIAÇÃO DE RISCOS ELÉTRICOS”
ELABORADO POR
Justino António Curitola
ORIENTADORA
Dra. Susana Cortez
Fevereiro 2013
ÍNDICE
1. RESUMO
A Saúde, Higiene e Segurança no local de trabalho são partes integrantes e fundamentais para o desenvolvimento de uma empresa, constituindo um legítimo anseio dos trabalhadores e da entidade empregadora. Além de que, cada vez mais, o Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social, através da Inspecção Geral do Trabalho tem vindo a aumentar as exigências com as entidades empregadoras, no sentido destas cumprirem a legislação em vigor para garantirem a integridade física dos seus colaboradores no local de trabalho.
Nesse sentido, a Avaliação de Riscos que aqui se apresenta torna-se uma ferramenta de importância fundamental para que seja possível apostar na prevenção de riscos presentes no local de trabalho, a fim de os eliminar e quando não for possível, propor medidas para a sua redução e controlo.
2. INTRODUÇÃO E JUSTIFICAÇÃO DA ESCOLHA DO TEMA
Nas sociedades mais antigas, o homem já sofria acidentes enquanto trabalhava para prover as suas necessidades de subsistência. No entanto, esses acidentes só chamaram a atenção dos governantes quando, em virtude do seu elevado número, adquiriram as dimensões de um problema social. Isto ocorreu após a Revolução Industrial resultante das descobertas de novas fontes de força, como o vapor e a electricidade, provocando o aparecimento de grandes concentrações de trabalhadores em torno das empresas, que empregavam grandes quantidades de mão-de-obra. Era uma situação muito diferente daquela que caracterizava a Idade Média: artesãos realizavam trabalhos manuais dentro de pequenas oficinas.
Com a Revolução Industrial, o clamor contra as condições de vida dos trabalhadores cresceu a ponto de levar os homens públicos a pensar no cerceamento da liberdade das partes com a celebração do contrato de trabalho. Era o