análise de resultados
Entende-se que a avaliação de desempenho, seja uma mensuração de quanto o trabalhador dedica-se á empresa para uma melhor obtenção de resultados em um determinado período, durante este processo são relatadas suas atividades, e analisadas todas as formas de como este trabalhador colaborou para que a organização concluísse o objetivo.
No Brasil a visão que existe de avaliação de desempenho, significa dentro das empresas, apenas um aumento no ordenado, tudo é baseado no fator recompensa, quem alcança um maior nível de produtividade e assiduídade é melhor remunerado, mesmo que este indivíduo esteja insatisfeito com suas atividades, e não apresente melhoria alguma a esta, o empregado é reconhecido apenas por seus méritos produtivos.Todos os brasileiros em geral são extremamente estimulados por recompensas, e só executam alguma tarefa com máximo esforço e ênfase quando recebem algo em troca e principalmente se isso gerar algum valor além do salário comum mensal.
As organizações em si também não fazem grande esforço para mudar esta mentalidade, pois deixam claros em seus critérios de ánalise, os itens como a assíduidade e produtividade sendo os principais, isto ressalta a ideia de que apenas ir ao trabalho e fazer a tarefa determinada é o suficiente, o empregado apenas produz o necessário, mas em nenhum momento preocupa-se em agregar algum valor a sua tarefa ou otimizá-la de alguma forma. Neste tipo de situação o envolvimento torna-se cada vez menor, pois tudo é simplesmente baseado na troca de valores do capitalismo clássico, trabalho por dinheiro e dinheiro por trabalho.
Um dos maiores ícones na teoria da administração o professor e escritor Peter Drucker (1909-2005) já afirmava que: "Para sobreviver e ter sucesso, cada organização tem de se tornar um agente da mudança. A forma mais eficaz de gerenciar a mudança é criá-la". Ou seja, empresas devem quebrar alguns paradigmas para estarem em constante evolução no mercado, Drucker enfatizava