ANÁLISE DE RESULTADOS
INTRODUÇÃO
Atualmente, qualquer empresa deve manter um controle rigoroso sobre os seus resultados, para isso, existem indicadores de gestão para a análise de desempenho, análise de mercado e sua operação global. Os indicadores são naturais e essenciais para que as tarefas e ações das organizações sejam direcionadas para o melhor caminho, visando sempre os princípios e objetivos do negócio.
“Indicadores são dados ou informações que representam um determinado fenômeno e que são utilizados para medir um processo ou seus resultados. Servem para compreender e controlar um determinado processo, bem como contribuir para definição de suas metas de desempenho. São variáveis perfeitamente identificáveis, utilizadas para caracterizar (quantificar ou qualificar) os objetivos, metas ou resultados (ARRUDA, 2001).
Indicador NÃO é uma medida direta de qualidade. É uma chamada que identifica ou dirige a atenção para assuntos específicos de resultados.”
Um dos grandes desafios de qualquer pessoa que ocupa uma posição em uma área de RH em uma organização é o uso de indicadores para a área. O bom uso de Indicadores de Recursos Humanos é essencial para demonstrar os resultados dos investimentos em gestão de pessoas. Os passos mais desafiadores da implantação destas métricas são a criação de fontes de dados confiáveis, a sistematização periódica dos dados e a utilização adequada dos dados para as decisões gerenciais, portanto a medição torna-se um fator estratégico para a organização.
1. INDICADORES DE RESULTADOS PARA TDE
Os indicadores devem ser identificados por ocasião da elaboração do programa de treinamento, e, mais especificamente, quando são definidos os objetivos do programa, de acordo com a norma NBR ISO 10015:2001 - Gestão da Qualidade – Diretrizes para treinamento. É conveniente lembrar a questão da objetividade. Vale mais utilizar poucos indicadores, mas que sejam os mais