Análise de relatórios bancários
Como instrumentos de comunicação, são utilizados telefone, fax, e-mail e/ou visitas propriamente ditas. Os contatos telefônicos são usados com mais freqüência, sobretudo, por iniciativa dos clientes em suas demandas pelos serviços (carteira formada) e pela empresa como forma de alinhar o serviço a ser realizado. Meios como fax e correio eletrônico são pouco utilizados, tendo como serventia principal obter aprovação formal por parte dos clientes daquilo que fora acertado.
Dentro desse aspecto simplificado de instrumentos de comunicação empregado pela empresa poderíamos aperfeiçoar com a criação e divulgação da marca nos meios de comunicação: como a criação de um site e divulgação nas redes sociais como seu cartão de visitas. O mercado se interessaria e a carteira poderia ser diversificada, dando abertura para a criação de novos serviços e o desenvolvimento de um produto próprio da empresa.
A empresa, devido a seu porte e por não ser departamentalizada, não possui uma estrutura de funções de comunicação, uma vez que é o próprio empresário que acumula às atividades de porta-voz, relações públicas etc., fazendo toda e qualquer interface de comunicação interna e externa, sendo este o modelo mais adequado a realidade da empresa.
A respeito da comunicação interna, devido à atividade da empresa e da estrutura simplificada de comunicação, é realizada de maneira pouco complexa, por