Análise de quadro de Georges Braque
a) Projeção e identificação da imagem: 1913-Mulher com uma guitarra
b) Alusão ao autor: breve apresentação do mesmo: (foto do autor)
Georges Braque (nascido em Argenteuil, 13 de maio de 1882) foi um pintor e escultor francês, que fundou o cubismo juntamente com Pablo Picasso.
Braque iniciou a sua ligação à pintura na empresa de pintura decorativa de seu pai. A maior parte da sua adolescência foi passada em Le Havre, mas no ano de 1899, mudou-se para Paris onde, em 1906, no Salão dos Independentes, expôs as suas primeiras obras no estilo de formas simples e de cores puras (estilo fauvismo).
No Outono de 1907, conheceu Pablo Picasso, com quem se deu diariamente desenvolvendo um estilo denominado cubismo, até que em 1914, devido à I Grande Guerra se separaram.
Braque foi ferido na cabeça em 1915. Durante dois anos, devido ao ferimento esteve afastado da pintura, tendo retornado em 1917 focando-se em naturezas-mortas e pinturas figurativas, sempre dentro de uma formulação cubista.
Morreu em Paris, em 1963.
2. Leitura objetiva da imagem:
a) Identificação do tipo de imagem:
Artista: Georges Braque
Data de finalização: 1913
Lugar da criação: França
Estilo: Cubismo
Técnica: óleo, carvão vegetal
Material: tela
Dimensão: 130 x 73 cm
Galeria: Museu de Arte Moderna, Paris
b) Identificação do assunto:
O assunto abordado é a MÚSICA E A DANÇA
c) Análise da composição da imagem:
-Trata-se de uma imagem muito abstrata que sugere uma pessoa a tocar guitarra, mais concretamente uma mulher, retratada em três dimensões, numa superfície plana, sob formas geométricas, com o predomínio de linhas retas. E sublinho a palavra sugere pois não representa mas sim sugere a estrutura de um corpo, característica do cubismo.
-A pintura é também caracterizada por uma intensa geometrização das formas e dos volumes e por uma forte variedade de texturas que não são nítidos mas que existem de facto na pintura. Trata-se por isso de uma pintura