ANÁLISE DE PROGRAMAS COM BASE NOS PONTOS DE SILVERSTONE
LORENA/SP
Lucas Cipriano
Michelle Santos
Renan Mendes
José Eduardo Carvalho
Marcus Valença
Sergio Oliveira
ANÁLISE DOS PROGRAMAS SHOW DO MILHÃO X MEGA SENHA SEGUNDO OS PONTOS DE SILVERSTONE
Trabalho realizado para avaliação complementar da disciplina Comunicação, linguagem e conteúdos midiáticos, solicitado pelo Prof. Ms. Gerson M. de A. Farias, como parte integrante da nota final do segundo ano de Jornalismo.
Lorena, 29 de maio de 2015
INTRODUÇÃO
Os programas escolhidos para análise e comparação com os quinze pontos de Silverstone foram “Show do Milhão” e “Mega Senha”.
O primeiro se tornou nacionalmente famoso entre 1999 e 2003 por ser apresentado por Silvio Santos, ícone da televisão brasileira, no canal SBT; uma sequência de perguntas cujo participante deveria escolher entre uma das quatro alternativas de respostas. Caso acertasse, passaria para a próxima pergunta, com maior dificuldade, e assim acumularia um prêmio em dinheiro até o momento em que errasse ou escolhesse parar, podendo alcançar o prêmio máximo de um milhão de reais.
O segundo, ainda em exibição na RedeTV!, é apresentado por Marcelo de Carvalho – fundador do canal. É um jogo de palavras onde competem um homem e uma mulher, auxiliados por duas celebridades. O objetivo é acertar a palavra, chamada de “senha”, somente utilizando as dicas do seu parceiro, que são passadas também em forma de palavras simples, que remetem à senha. Desde o início do programa nenhum participante alcançou o prêmio máximo de um milhão de reais.
Ambos os programas são caracterizados pelo formato “game-show”, onde pessoas desconhecidas ou celebridades da televisão participam de um ou mais jogos que podem envolver testes tanto de inteligência quanto de esforço físico. Nos casos escolhidos, os dois game-shows premiam os participantes com dinheiro de acordo com seu desempenho geral.
PROGRAMA 1 – SHOW DO MILHÃO
TECNOLOGIA: Confrontação com