O QUE FILOSOFIA1
TEXTO 1: ARANHA, Maria Lucia de Arruda. Filosofando. Introdução à Filosofia. 3.ed. revista. São Paulo: Editora Moderna, 2003. Unidade 2. Cap. 8.
O QUE É FILOSOFIA?
O que pretendo sob o título de Filosofia, como fim e campo das minhas elaborações, sei-o, naturalmente. E, contudo, não o sei... Qual o pensador para quem, na sua vida de filósofo, a filosofia deixou de ser um enigma?... Só os pensadores secundários que, na verdade, não se podem chamar filósofos, estão contentes com as suas definições. (Husserl)
A verdadeira filosofia é reaprender a ver o mundo. (Merleau-Ponty)
1 Introdução
Lembremos a figura de Sócrates. Viveu em Atenas no século V a.C. Dizem que era um homem feio, mas, quando falava, era dono de estranho fascínio. Procurado pelos jovens, passava horas discutindo na praça pública. Interpelava os transeuntes, dizendo-se ignorante, e fazia perguntas aos que julgavam entender determinado assunto colocava o interlocutor em tal situação que não havia saída senão reconhecer a própria ignorância. Com isso Sócrates conseguiu rancorosos inimigos. Mas também alguns discípulos.
O interessante é que na segunda parte do seu método", que se seguia à destruição da ilusão do conhecimento, nem sempre se chegava de fato a uma conclusão efetiva. Sabemos disso não pelo próprio Sócrates, que nunca escreveu, mas por seus discípulos, sobretudo Platão e Xenofonte (ver o texto complementar II deste capítulo: "Ciência e missão de Sócrates"). Afinal, acusado de corromper a mocidade e desconhecer os deuses da Cidade, Sócrates foi condenado à morte.
A partir do que foi dito, podemos fazer algumas observações:
I. Sócrates não está em seu "gabinete" contemplando "o próprio umbigo", e sim na praça pública.
II. A relação estabelecida com as pessoas não é puramente intelectual nem alheia às emoções.
III. Seu conhecimento não é livresco, mas vivo e em processo de se fazer; o conteúdo é a experiência cotidiana.
IV. Guia-se