Análise de produto televisivo
1- Que tipo de programa é esse?
Publicitário com ênfase no consumo induzindo a optar pela escola de idiomas citada, ressaltando o contraste existente, que a torna superior às outras empresas prestadoras do mesmo serviço.
Na busca do conhecimento do público jovem, apresenta um modelo ultrapassado de ensino, propondo uma nova abordagem qualitativa e de rápida eficácia, pontuado por dramaticidade.
2- Quais os objetivos deste artefato? Quais suas estratégias de veiculação? A quem “se endereça”?
Filme voltado aos adolescentes de Classe Média, sendo veiculado em TV aberta, bem como difundido em Internet através das interfaces do youtube – publicação e compartilhamento de vídeos gratuitos.
3- Qual a estrutura básica do programa?
Campanha publicitária de 30 segundos, apresentados por Felipe Neto, que é bastante conhecido na Internet por disponibilizar vídeos no youtube com críticas alusivas a filmes, política e costumes sociais e culturais.
O protagonista verbaliza seu texto em consonância ao cenário lúdico, cujo diálogo e disponibilidade de informações cenográficas foram suficientes para expor a mensagem pretendida: a saturação de informações gera desmotivação.
4- Afinal, de que se trata esse programa? Quem fala e de que lugar?
Crítica ao cenário educacional apontando a estrutura pedagógica como cansativa, infeliz e reprodução de modelos/saberes (decoreba).
5- Com que linguagens se faz este produto?
Texto escrito mediado pela linguagem oral, além do uso de gestos para enfatizar e fixar a idéia da agilidade das relações sociais ratificadas pela globalização, citada como elemento modificador do capital cultural.
6- Que relações fazer entre esse artefato da mídia e outros problemas, teorias ou temáticas de interesse para a educação?
O vídeo envolve os jovens na medida em que demonstra compreender os anseios dos adolescentes: velocidade em obter o objeto do desejo.
Em sala de aula, o conceito