meios de comunicacao
A Televisão na Sociedade em Rede
FERNANDES, Ana Paula Menezes
Mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação
ISCTE
ana.menezes@iefp.pt
Resumo
Esta comunicação reflecte sobre a criação do novo sistema em rede no contexto de um capitalismo digital que engloba um conjunto de serviços que originou a sociedade em rede. A globalização económica e a convergência tecnológica obsequiaram possibilidades para reconfigurar os conteúdos e a sua distribuição em formatos diversificados. Como é que a televisão se adaptou na sociedade em rede? Que papel tem este meio de comunicação social na vida quotidiana, enquanto indústria cultural, na era da informação e dos novos media?
Palavras-chave: Globalização; Redes; Televisão; Cultura; Público
NÚMERO DE SÉRIE: 538
VI CONGRESSO PORTUGUÊS DE SOCIOLOGIA
2 de 19
VI CONGRESSO PORTUGUÊS DE SOCIOLOGIA
1. Introdução
A presente comunicação faz parte de uma investigação desenvolvida no decurso do Doutoramento em
Sociologia, no ISCTE. Trata-se de um estudo sobre a televisão no âmbito da sociedade em rede. O principal objectivo consistiu numa reflexão sobre as transformações ocorridas no cenário televisivo a partir da viragem para o novo século com o desenvolvimento das tecnologias e dos novos media. O cerne desta pesquisa é perceber o papel que a televisão ocupa no contexto do audiovisual europeu e nas actividades de lazer, na era da informação, da internet. Assim, propõe-se de seguida apresentar uma sinopse dos principais resultados encontrados no âmago desta temática.
2. Desafios globais na Era da Informação: os media globalizados
Uma das características da era da informação é a abertura dos mercados nacionais à penetração estrangeira como corolário dos movimentos de globalização económica. A globalização dos mercados de comunicação social em conjunto com a convergência tecnológica resultou em novas estratégias entre elas a
exploração