Estudo Dirigido Saramandaia
Professora: Simone Rocha
Aluno: Gustavo Henrique Souza Silva
Curso: Comunicação Social- Jornalismo
Disciplina: Estéticas da televisão
O texto Conflitos em cena: configuração visual do reconhecimento em Saramandaia (2013) nos possibilita interpretar e entender de uma maneira bastante clara e sucinta alguns termos da produção televisiva, especificamente no Brasil e como esta a partir de diversos recursos estilísticos representa o padrão sócio- cultural do povo, público brasileiro. Ou seja, a partir de escolhas narrativas utilizadas pelo autor percebemos a importância de discutirmos, utilizarmos dos padrões estilísticos para interpretarmos a produção televisiva e como ela reflete na historicidade, cultura de uma sociedade. Fundamentalmente é destacar que os produtos possuem sim um estilo e que as escolhas interferem de uma maneira fundamental nesta construção e na aceitação popular. Inicialmente vale destacar, o que seria o estilo para alguns autores, este conceito é fundamental para estudarmos a televisão. “Estilo é a textura tangível de um filme, a superfície perceptual que nós encontramos enquanto vemos e ouvimos, e esta superfície é o nosso ponto de partida na movimentação da trama, do tema e do sentimento – tudo o que importa para nós. (BORDWELL, 2008, p.32).
Antes de destacar um pouco a importância desse tipo de análise e como ela foi construída na telenovela, vale ressaltar, que o trabalho do autor se embasa em um conceito fundamental apresentado por Butler no seu livro do estilo televisivo de 2010, o de “engenharia invertida”. Para analisarmos e entendermos as escolhas e intencionalidades dos produtos midiáticos, se deve fazer toda uma desconstrução do produto, de uma maneira bastante minuciosa, que permita a análise de pontos que constroem o estilo( unidade mínima) televisivo da trama.
Em Saramandaia é possível evidenciarmos durante toda a trama a abordagem de diversas questões relacionadas à política da diferença. Estas abordagens se