letramento midiatico
Pesquisas em educação, cultura, linguagem e arte.
LETRAMENTO MIDIÁTICO E LETRAMENTO ESCOLAR:
UM DIÁLOGO POSSÍVEL
THE MEDIA LITERACY AND SCHOOL LITERACY: A POSSIBLE DIALOGUE
Lêda Maria Vieira Boaventura
(UFRJ)
RESUMO: Orientada por uma visão socioconstrucionista da linguagem e das identidades sociais, e por pressupostos da análise crítica e multimodal do discurso da mídia, analiso um texto televisivo e proponho que textos desta natureza sejam abordados em sala de aula. Proponho um diálogo entre o letramento televisivo e o letramento escolar por entender a importância do papel da mídia na construção da vida contemporânea.
ABSTRACT: Following a socioconstrucionist perspective of language and social identities and the theoretical principles of critical and multimodal discourse analysis of the media, my aim in this article is to analyse a TV program and propose that this kind of text should be read and discussed in class. I propose a dialog between media literacy and school literacy bearing in mind the importance of the media literacy nowadays.
INTRODUÇÃO
“As lições televisuais sobre gênero, raça, sexualidade, poder e política [...] podem ser lições sociais mais poderosas do que aquelas ensinadas na escola” (Luke, 1997:26).
O objetivo deste trabalho é propor um diálogo entre o letramento televisivo e o letramento escolar. Por entender a importância do papel da mídia na construção da vida contemporânea advogo, seguindo Luke, que não falar dos textos televisivos nas salas de aula é uma atitude “pedagogicamente e politicamente irresponsável”
(1997:25).
A mídia de massa faz parte de nosso cotidiano e nos ensina “lições” sobre nós mesmos, os outros e o mundo, que as escolas não nos tem ensinado. O letramento televisivo tem influenciado de forma poderosa a formação dos cidadãos pós-modernos.
Desde a infância a compreensão das crianças “sobre o bem e o mal, sobre heróis e heroínas, gênero, raça, e poder social são aprendidas