Análise de processos
-Reduziu-se a vazão do solvente e manteve-se o refluxo alto para então chegar a especificação dos produtos.
- Com o tempo a redução do solvente não muito adiantou, porque baixou as temperaturas sem que se atingissem os valores normais. E resultados de análises mostraram que houve um decaimento da especificação dos produtos. Então, a solução nesse momento foi parar a área para a manutenção, e descobriu-se então que o prato de entrada da carga de solvente estava obstruído.
- A temperatura do prato ( panela do refervedor) passou a ser acompanhada com mais atenção, observando- se a tendência de elevação da temperatura do produto.
- E por fim o prato 4 foi retirado para aumentar a distância entre o prato de entrada do solvente e a região de topo da torre ( aumentar a superfície de contato), pois havendo nessa região alguma oscilação , o solvente junto com o alcatrão poderiam ser arrastados para o topo e como o alcatrão não é solúvel nos hidrocarbonetos , precipita-se sobre os pratos , provocando o entupimento.
1-Ao realizar inspeção de área o operador encontrou um manômetro danificado, cuja escala começava em 0 e terminava em 10 Kgf/cm². Sabendo-se que no almoxarifado da instrumentação, só tem manômetros com a escala de medição em PSI. Para solicitar um novo manômetro ao instrumentista, qual range deve ser informado pelo operador?
2-No desenho abaixo o valor medido pelo PT ,é 5 kgf/² se, criarmos uma tomada de processo na parte inferior do vaso e instalarmos outro instrumento igual, qual será a pressão indicada, sabendo-se que, não existe nenhum tipo de obstáculo no interior do vaso.
3-Ao fazer inspeção de área, um operador encontrou um manômetro indicando 5 kgf/cm² logo depois ele encontrou outro manômetro na mesma linha,indicando 8 kgf/cm². Quais as possíveis falhas em cada um destes instrumentos? E o que deve fazer o operador para eliminar o problema imediatamente?
4-Um operador abre a válvula de entrada de