Análise de Presságio
Inês Isabel Rodrigues Ferro
Fernando Pessoa
“Presságio”
Realizado no âmbito da Disciplina de Português
2013/2014
Índice
Introdução………………………………………………………....….Pág. 3
Vida e Obra de Fernando Pessoa………………………………….Pág. 4 e 5
Apresentação do poema: “Presságio”……………………………..Pág. 6
Análise do conteúdo: Interpetação………………………………....Pág.7
Análise do Conteúdo: Recursos expressivos……………………..Pág.8
Análise da forma: estrofe, métrica e rima………………………….Pág.9
Conslusão…………………………………………………….……….Pág.10
Webgrafia………………………………………………………..…….Pág.11
Introdução
Neste Trabalho pretendo dar a conhecer um pouco mais da Vida do nosso grande poeta Fernando Pessoa, apresentando-vos a sua biografia, deste modo falarei também das suas obras que o poeta fez com os seus diversos heterónimos.
Irei dar a conhecer o poema “Presságio” ou “O Amor”, e com este falarei um pouco sobre o tema, o assunto e irei fazer a interpretação que eu dou ao poema. Depois analisarei o seu poema em relação à forma, como por exemplo, a sua rima, a sua métrica, as suas estrofes…
E, por fim, darei a minha opinião sobre esta poesia.
Vida e Obra de Fernando Pessoa
Poeta português, nasceu em Lisboa. Por ter sido educado na África do Sul, numa escola católica irlandesa, chegou a ter maior familiaridade com o idioma inglês do que com o português ao escrever seus primeiros poemas nesse idioma.
Em 1903, no exame de admissão à Universidade do Cabo, é-lhe atribuído um prémio pelo melhor ensaio de redação em inglês. Regressa a Lisboa em 1905 e, no ano seguinte, entra no Curso Superior de Letras, de que desiste decorrido um ano (1907).
Dedica-se à elaboração da correspondência estrangeira para casas comercias, sobretudo em inglês. Com vida instável, sujeito a grandes depressões psíquicas, opta pela evasão nas criações literárias e no álcool –