Como o arranjo físico pode proporcionar melhorias nos processos
1. Situação
De acordo com a situação apresentada, o grupo pode perceber que o problema está no layout da empresa, o que gera uma desorganização na produção e acumulo maior de estoque. Com isso, definimos o problema como sendo: “Como o arranjo físico pode proporcionar melhorias nos processos? ”
Os tópicos de pesquisa foram: arranjo físico, layout da empresa, redução de custo, melhorias quantitativas e qualitativas, tipos de arranjo físico, como implementar o arranjo físico, melhoria de processos, planejamento do projeto.
2. Pesquisa
Um projeto idealiza a aparência da estrutura de algo antes da implementação. No inicio do projeto é preciso entender quais os objetos a serem alcançados e posiciona-lo de acordo com a variedade, só se consegue avaliar um projeto quando detalhadamente estudado. O projeto de processos tem objetivo verificar o desempenho e adequação dos processos ao objetivo que se deseja alcançar. Deve-se ligar o que a operação procura alcançar com os objetivos de desempenho de seus processos (qualidade, rapidez, confiabilidade, flexibilidade e custo) (SLACK, CHAMBERS & JOHNSTON, 2002).
As operações produtivas podem variar pelo volume e pela variedade e com isso determina o projeto para a atividade ser gerenciada. Essa abordagem é chamada de tipos de processos que são divididos em: (I) Processos de Projeto, que são os processos com produtos customizados. O período para ser feito o produto ou serviço é relativamente longo, com baixo volume e alta variedade. As atividades envolvidas podem ser incertas, com isso modificações ocorrem durante o processo de produção, como construções de navios, produção de filmes, etc.; (II) Processos de jobbing, produtos com recursos de operações compartilhados, baixo volume e alta variedade. Esse tipo de processo produz itens em quantidade maior e tamanho menor do que o processo de projetos, porém o grau de repetição também é baixo, como