Análise de poemas e conto de Edgar Allan Poe
André Laia Ribeiro Lameira Teixeira; nº 44846
Turma A
Professora Alda Correia
3 de Dezembro de 2014
Ao longo deste trabalho analisarei o conto “Tell-Tale Heart”, e os poemas “Spirits of The Dead”, “Alone” e “Evening Star”. Realizando análises estruturais e linguísticas em todos eles e uma análise cultural (tendo em vista a biografia do autor) quando o achar necessário.
Tell-Tale Heart - Análise Estrutural
Em Tell-Tale Heart o escritor introduz um dos temas recorrentes na sua obra (The Cask of Amontilado, The Haunted Palace, The Fall of the House of Usher): a insanidade.
Trata-se de um conto gótico ou de terror, em que é descrita, por um narrador participante, a história de como o próprio preparou o assassinato de um velho. Um dos olhos deste idoso era de vidro, e, aparentemente, incomodava o narrador (“I think it was his eye! Yes, it was this!...I made up my mind to take the life of the old man, and thus rid myself of the eye forever.”).
O narrador apresenta claramente, caraterísticas de um distúrbio mental, e possui um aprumo dos sentidos fora do comum, principalmente da audição, facto que acaba por ser decisivo para o desfecho do conto.
A solução encontrada, por uma mente retorcida como a do narrador deste conto, foi assassinar o velho. Durante sete noites (And this I did for seven long nights…Upon the eight night I was more than usually cautious in opening the door.”) o narrador espreitou pela porta do quarto do senhor, esperando uma oportunidade para sentenciar a sua vida. Mas apenas na oitava noite o encontrou acordado. A luz da lanterna que destapara, meticulosamente, nas sete noites anteriores incidiu diretamente no olho de vidro, o que perturbou o narrador, fazendo que após uma longa espera, este atacasse o senhor aterrorizado e o matasse.
Após se livrar do olho “demoníaco” que tanto o aterrorizava esquartejou o corpo em pedaços e escondeu-o