Análise de músicas sobre o tema colonização
Universidade de São Paulo - USP.
ANÁLISE DAS MÚSICAS “ÍNDIOS” E “RUN TO THE HILLS”.
Daiane Aparecida da Silva Barros – 7968934
Turma 32 – Arte, Literatura e Cultura (ALC).
Resumo:
O presente trabalho tem o objetivo de analisar o conteúdo das músicas “Índios”, da banda Legião Urbana e “Run to the hills”, da banda Iron Maiden a partir do contexto em comum de ambas: a colonização do homem branco em terras americanas.
Música 01 – Índios – Legião Urbana
ANÁLISE TEMÁTICO FIGURATIVA
A letra da música Índios trata da relação do momento da colonização europeia do continente americano. A música abrange temas dentro deste contexto, tais como: destruição cultural, indígenas corrompidos pelo colonizador, exploração de riquezas por meio de um suborno classificado como escambo, resistência fracassada e, além disso, há a relação com o país subdesenvolvido. CONTEÚDO DA BANDA
A banda surge em 1982, quando o movimento político estava agitado por causa da ditadura militar. O final desse período provocou inovação na área artística, principalmente musical, com influências claras do punk e do pop-rock, que já estavam em vigor nos Estados Unidos e no Reino Unido.
Seu primeiro álbum que leva o nome da banda foi lançado em 1985. O som do grupo formado por Renato Russo, Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos traz tons agressivos em relação às questões sociais, políticas e comportamentais, mostrando aos jovens um novo estilo. É interessante citar que, neste período, houve a criação do evento que está em vigor até hoje, o Rock in Rio. Este, por sua vez, reuniu, na época, o rock internacional e os novos nomes do pop-rock nacional como Paralamas do Sucesso, Capital Inicial, Ira!, Barão Vermelho, dentre outros.
Legião Urbana ficou conhecida como uma banda cujas letras falavam de todos os assuntos, expressando a mera realidade em suas músicas. Faixas como “Que país é este?”, “Será?”, “Geração Coca-Cola” e a própria música em