Análise de mercado
O mercado de embalagens ecológicas vem se expandindo graças à onda da consciência ecológica que vem sendo amplamente discutida e divulgada não só no Brasil, mas também ao redor do mundo.
Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, cada brasileiro consome em média 66 sacolas plásticas por mês e mais de 80% desse consumo abusivo, acaba virando lixo doméstico. Isso acaba se tornando um grande problema ambiental, uma vez que é sabido que as embalagens plásticas demoram mais de 400 anos antes de se decomporem completamente.
Em reportagem publicada no jornal Folha de São Paulo de 15/03/2010, com o título “Governo e supermercados desestimulam a sacola; setor químico as defende”, o Ministro do Meio Ambiente Carlos Minc, informa que desde o início da campanha “o saco é um saco”, lançada em 05 de junho de 2009, o brasileiro deixou de utilizar entre 600 a 800 milhões de sacolas plásticas.
Nessa mesma reportagem da Folha é anunciado que a rede de supermercados Carrefour prometeu oficialmente que interromperia em quatro anos o uso de sacolas plásticas, e também é comentado que a rede de supermercados Wall Mart lançou um programa de caixas preferenciais e descontos simbólicos ao cliente que utilizar sacolas recicláveis.
O Instituto Sócio Ambiental dos Plásticos – Plastivida informa em noticias, que a rede de Supermercados Pão de Açúcar em seu Balanço Socioambiental de 2009, publicou que os supermercados da bandeira Pão de Açúcar alcançaram uma redução de 40% na utilização de sacolas plásticas pelos clientes. E que isto equivale a uma economia de 80 milhões dessas embalagens.
Trata-se de um mercado em expansão e com perspectivas de consolidação ao longo do tempo. A pressão pela redução de embalagens que consomem matéria prima derivada de recursos naturais não renováveis será cada vez maior, abrindo espaço para a substituição por embalagens ecologicamente corretas.
3. ANÁLISE DO MERCADO
• Mercado atual: A Ecoarte Sacolas Ecológicas Ltda. ME, está no mercado