Análise de mercado - Publicidade
Definição de Shopping
Na definição do IBOPE Inteligência, um shopping somente é caracterizado como tal se preencher os requisitos:
a) Lojas locadas e administração centralizada;
b) Venda dirigida ao consumidor final (excluir os atacadistas);
c) Multiprodutos (exclui os temáticos e especializados);
d) Área bruta comercial superior a 4 mil metros quadrados;
Histórico
O primeiro shopping inaugurado no Brasil, em 1966, foi o Iguatemi, em São Paulo. Desde então, o setor brasileiro de shopping centers apresenta um notável crescimento em termos de Área Bruta Locável (ABL), faturamento e empregos gerados.
A proposta dos shoppings, em oferecer segurança e a facilidade de encontrar tudo no mesmo lugar, aliada a ideia de modernidade e progresso, foram os maiores atrativos para os brasileiros elegerem esses empreendimentos como lugar privilegiado para compras e lazer.
Tamanho
O mercado de Shopping Centers é responsável por 19% do varejo nacional e por 2,7% do PIB.
Evolução do Setor
O mercado de shopping centers no Brasil passa por um momento de forte expansão, impulsionado pela expertise do empreendedor brasileiro na indústria de Shopping Centers, investimentos estrangeiros, crédito e prazos facilitados, aumento dos empregos formais e a ascensão das classes B e C.
No cenário internacional, o quadro do setor de Shopping Center em 2012 nos Estados Unidos e na Europa é de estagnação, ocasionado pelas crises recentes.
Distribuição dos Shoppings por Região
A distribuição dos shoppings atualmente está concentrada em cidades com mais de 300 mil habitantes, em cerca de 70 municípios (1,2% das cidades brasileiras) que juntos acumulam em torno de 76% dos shoppings em operação no Brasil.
Do ponto de vista regional, a distribuição se mantem inalterada, em relação a 2011. A região sudeste abriga 53% dos shoppings e o maior destaque fica para a região norte que ganhará 5 novos