Análise de Lucíola
Autor: José de Alencar
José de Alencar nasceu em Mecejana, no Ceará, em 1829. Formou-se em Direito em 1850, e nos anos seguintes colaborava em jornais e foi folhetinista no Diário do Rio de Janeiro. Em forma de folhetim publicou seu primeiro romance, em 1856: Cinco Minutos. Seu primeiro grande sucesso literário foi com o romance O guarani, de 1857.
Características:
José de Alencar é um autor Romântico. É visível em suas obras características como: sentimentalismo; valorização de temas nacionalistas, como índios e natureza; regionalismo e temas históricos. Além disso, faz uso de expressões e fraseados nacionais. O autor publicava seus livros em português brasileiro, ao contrário do costume da época, de publicar livros em português de Portugal.
Temas e principais obras:
Linha social ou urbana: Cinco minutos (1856), Lucíola (1862).
Linha regionalista: O gaúcho (1870), O sertanejo (1875).
Linha histórica: O guarani (1857), A Guerra dos Mascates (1873).
Linha indianista: Iracema (1865), Ubirajara (1874).
Importância para a Literatura:
Alencar inspirou muitos futuros escritores e é considerado um dos precursores do Romantismo, que consolidou a literatura brasileira no cenário mundial. Com suas obras, ajudou a mostrar ao mundo o pensamento e arte tipicamente brasileiros, por meio de seus temas nacionais, valorização da natureza e da população local, no caso, indígenas. Além disso, rompeu com a linguística lusitana, formal demais, inaugurando uma literatura de linguagem mais simples e grande força poética e lirismo.
Assunto:
Tema: Retrata o problema social da prostituição, de conhecimento da sociedade, mas que era ignorado e alvo de preconceitos.
Elementos da obra de ficção:
a) Personagens principais:
Lúcia:
Paulo:
Sá:
Sr. Couto:
b) Tempo