Analise lucíola - josé de alencar
Lucíola é um romance narrado em primeira pessoa, ou seja, quem narra a história não é diretamente Alencar, ele faz por meio de seu personagem Paulo, que em cartas dirigidas a uma senhora, (que na verdade era o próprio José de Alencar) conta uma história de amor acontecida á seis anos entre ele e Lúcia. A ‘’senhora’’ reuniu as cartas que foram enviadas para ela e dessas cartas fez um livro. No capítulo um o narrador explica o motivo de ter escrito as cartas:
"A senhora estranhou, na última vez que estivemos juntos, a minha excessiva indulgência pelas criaturas infelizes que escandalizam a sociedade com a ostentação do seu luxo e extravagâncias".
Página 13 – Capitulo 1.
Personagens
Lúcia – Sua principal característica é a contradição. Existem nela duas pessoas:
- Maria da Gloria: a menina inocente, pura, meiga e simples, um anjo. Perdida a virgindade física, Lúcia, por meio da compreensão e amor de Paulo, tende para a virgindade do espírito.
"Elas não sabem, como tu, que eu tenho outra virgindade, a virgindade do coração!”
Pagina 154 – Capitulo 20.
-Lúcia: uma cortesã depravada, caprichosa, que rejeita o amor, um demônio.
Paulo – Aos 25 anos de idade, Paulo veio da província de Pernambuco, tentar se estabelecer no Rio de Janeiro. Paulo é o narrador da história então ele não revela muitas informações de suas. Mas quando ele mostra as características de Lucia ele acaba também revelando as suas: Observador e sensível foi o único a compreender o estranho jeito de Lúcia. Ele é discreto sem ser tímido.
““... É hábito meu, desde que entrei no mundo, não admitir os estranhos à intimidade de minha vida... ’’
Pagina 38 – Capitulo 20
Dr. Sá e Cunha - Amigos de Paulo, sendo aquele desde a infância. Não possuem personalidade bem traçada no livro. Ambos veem em Lúcia apenas a prostituta.
Couto – é um velho que se acha um jovem elegante. Carrega consigo a obsessão sexual