Estudo Dirigido III Psicologia da Educação.
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
DISCIPLINA: Psicologia da Educação I
Aluno: Otávio
Estudo Dirigido III
1) Fatores físicos e psíquicos. A mãe pode ter uma má alimentação e pode também ficar diante de fatos que abalem seu lado psicológico.
2) A interação mãe-bebê é mais favorecida, pois o bebê poderá mamar já na sala de parto e faz a mãe se recuperar mais rápido. O número de cesárias aumentou por causa dos avanços tecnológicos, facilitando um melhor diagnóstico e evita doenças fetais.
3) A concepção da criança gera expectativas no pai e na mãe. As expectativas podem afetar no desenvolvimento posterior da, pois, ela pode ou não ser aceita.
4) Reflexo de Moro é um reflexo que é uma resposta instintiva quando o bebê se sente em perigo. Reflexo de Babinski é uma resposta do bebê quando acariciado, por exemplo, um adulto coloca um dedo na mão do bebê e o bebê segura o dedo do adulto.
5) É o controle do próprio corpo do bebê até ser capaz de extrair todas as possibilidades de ação e expressão que sejam possíveis a cada um.
6) São as fases da sexualidade. A primeira fase é a oral, a segunda é a anal, a terceira denomina-se fálico-edipiana, que é onde a criança começa a acariciar suas partes genitais.
7) Sensório-motor, onde a criança busca adquirir controle motor e aprender sobre os objetos que a rodeiam. Pré-operatório, onde a criança cria a capacidade de substituir um objeto ou acontecimento por uma representação, graças a função simbólica. Na fase operatório concreto , que vai dos 7 aos 11 anos, a criança começa a lidar com conceitos, como números e relações. Operatório formal que é a partir dos 12 anos, o adolescente começa a raciocinar logicamente e sistematicamente.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO – UFMA
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
DISCIPLINA: Psicologia da Educação I
Professora: Naiacy de Souza Lima Costa
Aluno: Luis Otávio de Lima Silva.
Estudo Dirigido IV
1) É a fase fálica,