Análise de Livro didático de Português
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
Área de Língua, Arte e Literatura (LAL)
André Sales Lacerda
⦁ Análise do Livro Didático de ensino da Língua Portuguesa
Artigo apresentado à disciplina Análise da Prática Pedagógica IV para obtenção de nota do Tempo Comunidade
Orientador: Prof. Mariana Tabosa Queiroga
⦁ Jordânia
Novembro de 2012
Introdução
Este texto tem como principal objetivo analisar o livro didático utilizado na disciplina de língua Portuguesa, da Escola Estadual Professor Manoel da Rocha Pinto, Situada na comunidade vila de Estrela, no município de Jordânia-MG.
É retribuída à escola a responsabilidade de promover o contato do educando com os livro ( em especial os livros didáticos e de contribuir para que os educandos se tornem leitores assíduos e que tenham leitura crítica. O professor, na sua posição, tem como função a seleção do livro didático e, consequentemente, dos textos trabalhados em sala de aula, planejamento este feito em reuniões e planos de aulas. Partindo desse ponto de vista, supõe-se que um a análise mais concisa dos gêneros e elementos de ensino aprendizagem que compõem o livro didático, e também a forma como estes são anunciados, além da preocupação dos organizadores no que diz respeito ao processo de leitura e às propostas de exercícios apresentadas nas atividades de pré-leitura, análise, compreensão, interpretação do texto e atividades pós-texto possam ser de grande relevância para a ação docente, tanto no momento da seleção do livro didático quanto do estudo com textos narrativos.
Análises sobre o Livro Didático
Neste texto pretendo abordar a metodologia que o livro didático usa as capacidades de linguagem com o qual objetiva-se desenvolver e o que realmente foi possível ser desenvolvido. Sendo assim pretende-se avaliar, mesmo que de forma superficial a coerência entre teoria e prática. O Livro analisado pertence a coleção